Instruções


Glossário de termos

 

Dica rápida: ao desenvolver suas artes-finais, deixe todos os textos afastados no mínimo 0,5 cm de cada borda.

Qualquer processo gráfico está sujeito a ligeiras variações em quaisquer dos processos de produção. Uma variação que deve ser compreendida por todos que desenvolvem arte-final é a variação no corte.

Para evitar o aparecimento de filetes brancos nas bordas dos materiais gráficos, as gráficas sempre fazem impressões em um tamanho um pouco maior do que o tamanho final. Dessa forma, qualquer desalinhamento na impressão de uma folha para outra não se traduz em filetes brancos em suas bordas. Esse desalinhamento pode acontecer até mesmo em impressoras domésticas, portanto, procure sempre se lembrar dessa dica.

area-corte

No exemplo acima, a linha vermelha indica onde será feito o corte depois da impressão. Repare que o fundo do cartão é um pouco maior do que o corte. Aqui, o tamanho final do cartão (área de corte, linha vermelha) será de 9 x 5 cm e o fundo (sangria) mede 9,5 x 5,5 cm. Por esse motivo, ao fazer sua arte-final os textos devem ficar afastados a no mínimo 0,5 cm da borda – ou seja, dentro da área segura (linha azul).