Produtividade: 7 dicas rápidas para fazer mais em menos tempo!

O que é produtividade para você?

Estar atarefado a todo tempo, não ter momentos de descanso e lazer, abraçar tudo e mais um pouco? Nada disso! Viver em uma rotina louca de atividades e mais atividades só vai aumentar consideravelmente seu nível de stress e prejudicar sua saúde.

Aliás, para desmistificar essa crença de que estar abarrotado de tarefas significa ser produtivo, um artigo publicado no Harward Business Review concluiu que ser multiatarefado resulta em 40% a menos em produtividade e ao mesmo tempo em 10% a mais no nível de stress! :O

Para conseguir organizar melhor sua rotina e administração do tempo e produzir mais em menos tempo sem sacrificar a própria saúde, continue lendo este texto e confira 7 dicas de produtividade para aplicar no dia a dia!

1. Defina até duas tarefas grandes para fazer durante o dia

Antes de começar seu trabalho, em vez de definir toneladas de pequenas tarefas (geralmente não tão urgentes) para fazer, separe duas tarefas (grandes e com maior grau de urgência) as quais, mesmo que haja um tsunami do lado do seu local de trabalho, você vai se comprometer a terminar!
Quando terminar essas tarefas fique livre para resolver as outras menores. Isso ajuda a manter o foco naquilo que realmente é importante e urgente e dedicar menos atenção a atividades menos relevantes.

2. Elimine o vício de visualizar o celular a toda hora

No ano passado, uma pesquisa do Google revelou que o usuário médio desbloqueia a tela do celular/smartphone aproximadamente 100 vezes ao dia. Some a isso todas as vezes que simplesmente passamos os olhos na tela do celular para ver se chegou alguma mensagem ou e-mail.
Essas pequenas perdas de tempo prejudicam a concentração nas atividades em que realmente deveríamos estar focados e consome muito mais tempo do que se imagina.
Por isso, elimine o vício de verificar a todo momento se chegou alguma mensagem no celular. Programe-se para fazer isso na hora do almoço e ao final da tarde, por exemplo.

3. Diminua o tempo gasto em redes sociais

Outro grande consumidor de tempo são as redes sociais. Sabe quando você se programa pra dar uma olhadinha de um minuto no Facebook e acaba passando cinco, dez ou quinze preciosos minutos da sua agenda?
Então deixe para dar aquela olhada nas redes socais na hora do almoço ou a cada intervalo que fizer e perceba o quanto sua produtividade e concentração podem aumentar!

4.Diga NÃO à procrastinação

Resolva o que precisa ser resolvido! Mesmo que uma tarefa não seja muito agradável, a sensação de terminá-la certamente será!
Faça o que precisa ser feito na hora em que precisa ser feito e tenha a certeza de ver sua produtividade dobrar!

Leia também no blog da Cores: Criatividade – Descubra como ser mais criativo em 5 passos

5. Invista na qualidade do sono!

Dormir bem faz tudo funcionar melhor! Ficar até tarde assistindo TV ou qualquer outra coisa é bom, mas para garantir uma boa melhoria na sua produtividade, deixe isso para os finais de semana.

6. Mantenha seu ambiente de trabalho organizado

Um trabalho de qualidade passa por um ambiente organizado e agradável. Além disso, seu local de trabalho é onde você passa a maior parte do dia! Por isso, mantenha a mesa organizada e com poucos objetos e papéis, com uma cadeira confortável e o computador, teclado e mouse, na altura certa.

7. Tenha intervalos para recarregar as baterias

Nosso cérebro consome muito mais energia do que imaginamos! Quando ficamos horas a fio dedicados a uma coisa só, a única coisa que com certeza vamos conseguir é ficar exaustos.
Priorize fazer pequenos intervalos a cada bloco de trabalho. Por exemplo: pare por cinco minutos a cada hora ou dez minutos a cada uma hora e meia ou duas horas. Esses pequenos intervalos certamente vão recarregar suas baterias e permitir que você faça mais em menos tempo sem descarregar todas as suas baterias!

E aí, gostou das dicas? Se você acha que elas podem ser úteis para mais pessoas, compartilhe no seu Facebook!

Deixe um comentário