Criatividade: descubra como ser mais criativo em 5 passos

Uma coisa é fato: independente da área profissional que você atua, da idade que possua, ou do estado de vida em que esteja, a criatividade certamente é algo essencial  para alcançar melhores resultados profissionais, objetivos pessoais e, logicamente, mais felicidade!
Se você procura ações simples para ser mais criativo, a Gráfica Cores preparou 5 dicas especiais para te ajudar!

1. Fuja da rotina!

Um dos maiores inimigos da criatividade é a rotina. Obviamente todos temos rotinas, e em alguns casos não está ao nosso alcance mudar. Entretanto, há várias formas de desbloquear a criatividade por meio de simples alterações na rotina: fazer caminhos diferentes do que geralmente faz ao ir para o trabalho ou para a academia; fazer as mesmas coisas que faz, porém de forma diferente, como cozinhar um prato diferente do tradicional, por exemplo; ouvir músicas diferentes das que sempre ouve, e por aí vai. O segredo é evitar repetir as mesmas coisas em modo automático!

2. Foque em outras coisas que não sejam o trabalho

Quando estamos totalmente imersos em alguma coisa, o cérebro fica “viciado”, e soluções óbvias acabam passando despercebidas. Além disso, assim como qualquer parte do corpo, quando exigimos demais do nosso cérebro ele passa a ter um rendimento limitado.

Por isso, busque, com certa frequência, fazer atividades diferentes voltadas principalmente ao lazer: faça atividades físicas, vá ao cinema, viaje, passeie no parque, assista a filmes, enfim: tenha momentos dedicados a você e não ao trabalho, e naturalmente perceberá que esses momentos refletirão em mais criatividade e consequentemente em uma melhor performance profissional.

Leia também: “Como elaborar um briefing de sucesso para criação de artes gráficas”

3. Crie o hábito de anotar ideias

Nem sempre as boas ideias vêm quando estamos na frente do computador. É possível que elas surjam nos momentos mais improváveis, como quando você está fazendo uma caminhada ou assistindo a um filme, por exemplo. Por isso, tenha sempre um aplicativo de texto em seu celular para tomar nota das ideias ou tenha em mãos um bloquinho de anotações.

4. Busque boas referências

O livro sobre criatividade “Roube como um artista”, do escritor Austin Kleon, é um best-seller que aborda dez dicas para estimular processos criativos. A obra, que já influenciou milhões de pessoas mundo afora, tem como ponto central o conceito de que “você será tão bom quanto às pessoas as quais você se cerca”. No livro, uma ideia frequentemente retomada é a de que nada é criado do zero, e o que criamos não nasceu apenas de nós mesmos, mas foi uma ideia de outra pessoa (uma referência) aperfeiçoada por nós. Por isso, busque boas influências na sua área de atuação (e fora dela também) para obter “matérias-primas” para ideias criativas!

5. Conheça outros pontos de vista

Todos somos capazes de ter pontos de vista particulares sobre qualquer assunto. No entanto, geralmente esses pontos de vista são formados a partir da maneira como nós mesmos vemos o mundo, e nem sempre essa é a única ou a melhor forma de ver as coisas. Buscar outras opiniões e outros pontos de vista sobre os mais variados assuntos é uma atitude simples capaz de abrir a mente e, consequentemente, impulsionar a criatividade.

Esse conteúdo foi útil para você? Para ficar por dentro de mais dicas como essa, curta a página da Gráfica Cores no Facebook clicando AQUI!

Deixe um comentário